Mais 11 cidades de quatro regiões passarão pelo recadastramento para o uso da urna biométrica nas eleições deste ano. A ordem é do ministro Felix Fisher, corregedor-geral da Justiça Eleitoral. O ministro espera que o recadastramento comece nessas cidades no próximo dia 18.
No maranhão, depois de Raposa e Paço do Lumiar agora chegou a vez de São João Batista, São Vicente Férrer e finalmente Cajapió.
As cidades são: São José de Mipibu (RN), Nísia Floresta (RN), Sales Oliveira (SP), São Vicente Ferrer (MA), São João Batista (MA), Piripiri (PI), Cajapió (MA), São Fernando (RN), Timbaúba dos Batistas (RN), Campo Verde (MT) e Assis Brasil (AC).
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) espera ter urnas biométricas em 50 cidades este ano. A expectativa do presidente do tribunal, ministro Carlos Ayres Britto, é de 4 milhões de brasileiros com o cadastro biométrico em outubro.
Segundo o TSE, a identificação dos eleitores pelas impressões digitais chega como aliada do sistema eletrônico de votação, o que garante a segurança do voto.
Para fazer o recadastramento biométrico, os eleitores devem comparecer aos locais definidos pela Justiça Eleitoral com documento de identidade e comprovante de residência.
O recadastramento eleitoral é feito quando há desconfiança sobre o número de eleitores. São três parâmetros: número de eleitores supera 65% da população, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); transferências 10% maiores que o ano anterior; e eleitorado superior ao dobro da população entre dez e 15 anos e com mais de 70 anos.
E com essa medida adotada pelo TSE, acaba de vez com a possibilidade de outras pessoas votarem no lugar do titular, prática essa adotada por uma grande maioria dos municipios brasileiros e o maranhão não foge a essa regra.
O TSE com essa medida adotada, concretiza de vez um processo democrático justo para todos os candidatos.
Texto retirado do Inforjus Clique Aqui e confira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário